sábado, 6 de outubro de 2012

Os Filhos de Deus

















Através do sacrifício expiatório de Cristo todo aquele que nele crê passa a pertencer à família de Deus. O apostolo Paulo ensina: “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo (...). Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus” (Ef 2.13,19).
Paulo compara nossa filiação a família de Deus ao processo de adoção (Ef. 1:5), onde uma criança, ao ser adotada como filho, recebe os mesmos direitos dos filhos legítimos da família em questão. Da mesma forma, os eleitos em Cristo são feitos filhos de Deus: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus” (Gl 3.26). Deus, ao adotá-los como filhos, revela o seu grande amor, amor esse imerecido e inigualável: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus” (I Jo 3.1).
Como filhos de Deus, os cristãos provam de Seu amor, que sendo Pai, mostra-se compassivo e terno, concedendo-lhes de Sua  benevolência e favor: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céu dará boas cousas aos que lhe pedirem? ” (Mt 7.11).
Sendo filhos, também recebem a correção necessária para que não se desviem de Sua vontade: “O Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe” (Hb 12.6). A correção não deve ser motivo de tristeza, mas de encorajamento, pois ao ser disciplinado, o servo de Deus sabe que é amado por Ele.
Os crentes em Cristo Jesus, por meio da graça Divina, tornam-se herdeiros das ricas bênçãos de Deus: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Rm 8.17). Sendo pois herdeiros de Deus, sabem que possuem uma herança reservada nos céus, e com alegria atendem ao glorioso convite do Mestre: “Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo ” (Mt 25.34).                                                                                                     
Paulo Cesar Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário